quinta-feira, 18 de março de 2010

Biografia de Inês de Castro

Inês de Castro nasceu na Galiza cerca de 1320 e morreu em Coimbra, a 7 de Janeiro de 1355.
Os seus pais eram Aldonça Lourenço de Valadares e Pedro Fernandes de Castro e Andrade, que também era referido como "O da Guerra".
Inês de Castro tinha dois irmãos por parte do pai que eram Fernando Ruiz de Castro e Joana de Castro, conhecida como " A Desamada". Na relação extra-matrimonial com Aldonça, "O da guerra" teve mais três filhos: Milia Pérez de Castro, Álvaro Pérez de Castro e Inês.
Inês de Castro veio para a corte portuguesa como aia de D. Constança Manuel, aquando do casamento desta com D. Pedro. O príncipe apaixonou-se pela aia e de nada valeu o exílio a que D. Afonso IV a obrigou.
Inês teve quatro filhos de D. Pedro: Afonso de Portugal; Beatriz, Princesa de Portugal e condessa de Albuquerque; João, príncipe de Portugal e duque de Valência de Campos, e Dinis, infante de Portugal e senhor de Cifuentes.
Descontente com esta ligação, D. Afonso IV condenou Inês à morte, tendo ela sido decapitada em Coimbra.
Depois da morte de D. Afonso IV e da subida ao trono de D. Pedro, este ordenou a trasladação dos restos mortais da sua amada para o mosteiro de Alcobaça, para um túmulo que mandou fazer, igual ao que iria ser o seu.
Durante as cerimónias de trasladação, Inês de Castro foi coroada rainha e sentada no trono, daí ela ser conhecida como "a que depois de morta foi rainha".

Sem comentários:

Enviar um comentário